Entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2018, a AMT-RS esteve representada pelos musicoterapeutas Gunter Kasinger, Isadora Monteiro Raymundo, Maria Helena Rockenbach e Maria Helenita Bernál no XVI Simpósio Brasileiro de Musicoterapia e no XVIII Encontro Nacional de Pesquisa em Musicoterapia que ocorreu em Teresina no Piauí.
Com o tema “Ampliando Fronteiras, Unindo Possibilidades em Musicoterapia” ocorreram minicursos, oficinas, mesas-redondas, palestras, grupos de trabalhos com comunicações orais e exposição de pôsteres. Nossa colega Maria Helena Rockenbach esteve ministrando um mini curso no evento.
Uma das atrações principais ocorreu na sexta à noite (01/06) com a palestra da musicoterapeuta Wendy Magee(EUA) intitulada “Inovações e Pesquisa em Musicoterapia”, na qual a palestrante expos um pouco de sua pesquisa com pacientes que tiveram lesão cerebral adquirida. Sua pesquisa, de caráter quantitativo, buscou expor o quanto a musicoterapia em conjunto com o conhecimento da neurociência pode auxiliar pacientes em sua reabilitação.
Nos dias que antecederam o simpósio ocorreu a plenária da UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia, onde o membro da diretoria da AMT-RS, Gunter Kasinger, esteve participando. Diversos assuntos foram tratados e onde ficou decidido que o próximo ENPEMT de 2019 será sediado em Fortaleza, ENPEMT de 2020 em Belo Horizonte, Simpósio Brasileiro de 2021 em São Paulo e o Simpósio de 2024 no estado do Pará.
*Explanação das decisões tomadas na Reunião da UBAM para o público presente no Simpósio
Representantes da AMT-RS no Simpósio
Reunião da UBAM